LONDRES, Inglaterra

Sunny Days!!

4 dias em Londres com um (grande) grupo de amigos!… Maio, sunny days!! niceeeee :)
Regresso a Londres em Dezembro mas numa ida a dois e à espera de ver neve :) Mas será uma visita para viver o Natal! Pode ver o Plano London by Christmas.

Plano Sunny Days:

O nosso plano: 3 dias (2 noites) em Londres, Inglaterra
A ideia: conhecer Londres numas mini-férias com um grupo de alunos de línguas da FLUP.
Como tudo aconteceu: Um dos meus amigos era aluno de línguas da FLUP e quando me disse que ía a Londres com todos os colegas, eu mitrei-me logo! Uma coisa leva à outra e quando demos conta metade das pessoas não se conheciam! Sem stress!! A ideia era divertirmo-nos :)

Antes de fazer a viagem, conversei com algumas pessoas que já tinham ido a Londres. Conclusão: uns odiaram a experiência e outros amaram. Eu fiquei com algum receio. No final, adorei!!!
Londres está no meu top 3!
Adorei as pessoas, o ambiente, a cultura, os museus, os jardins espalhados numa cidade altamente movimentada! Os mercados com comida apetitosa, as línguas que se cruzavam na rua… Londres é, sem dúvida, uma cidade que vibra durante 24h/dia!

A Viagem…

Sou obrigada a dizer que três dias para conhecer Londres não é suficiente! Provavelmente conseguem ver todos os monumentos e sítios que são recomendados mas farão a correr…. Assim não vale!
É muito fácil apaixonar-se pela cidade e a vontade de querer ficar pelo menos mais um dia, cresce dentro de nós! :)

GOING OUT – 1PESSOA
De Porto para Londres Stansted
20Mai10 Voo FR8344 Partida OPO às 06:30

COMING BACK – 1PESSOA
De Londres Stansted para Porto
23Mai10 Voo FR8343 Partida LONDON às 09:15

INFORMAÇÕES DE PAGAMENTO
********56.98 EUR Total Pago (inclui todas as taxas no valor de 20€)

(antes de avançar, recordo que na altura desta reserva ainda não tinha o meu cartão WeBuy :(  (ver Dicas Gerais)

Nós optamos por um Hostel misto. E tinha que ser… são bem mais baratos, conseguem albergar muitas pessoas dado que têm quartos com imensas camas, e misto sempre tem mais piada :)
Esta estadia ficou por 50€/2noites num quarto que partilhei com mais 5 pessoas.
Podem, também, procurar Hostel em

Já na viagem a dois que vou fazer agora em Dezembro, optamos novamente por um Hostel. O valor da reserva ficou por 63,84€/2pessoas/2noites.

OK… um grupo de cerca de 30 pessoas com voo comprado e alojamento reservado…
No dia anterior à viagem questionamo-nos como nos deslocaríamos para o aeroporto Francisco Sá Carneiro uma vez que o voo era realmente cedo. Fizemos uma pesquisa e foi nesta altura que encontramos o conceito parques lowcost (ver Dicas Gerais)! O parque ficou-me por 5€ os 3 dias porque dividimos pelas três pessoas que vieram no mesmo (total seria 15€/3dias).
Quando chegamos ao aeroporto, cada um de nós pagou £24 pelo transfer do aeroporto para o centro de Londres e com viagem de regresso. compramos o bilhete na hora mas existem outra possibilidades online que ficam mais baratas (ver mais abaixo).

Fica a faltar o nosso GUIA DE VIAGEM PARA FORRETA:

O QUE VISITAR
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Abadia de Westminster
A Igreja do Colegiado de São Pedro em Westmister (Westminster Abbey), no seu estilo gótico, é considera a igreja mais importante de Londres (mundialmente famosa por ser o local de coroação do Monarca do Reino Unido). Fica localizada perto do Parlamento e do Big Ben.
Se pretende visitar a capelas reais na abadia, tenha em atenção que a entrada tem o custo de £10 e fecha às 16h00). Nós não tivemos tempo de visitar mas quando fizemos a pesquisa encontramos boas críticas, sendo considerada uma visita de 2h que vale a pena.

Metro: St. Jame’s Park e Wesminster
Bus: 3, 11, 24, 53, 87, 88, 148, 211

Big Ben
Mundialmente famosa, a Tower Clock (conhecida por Big Ben) é um dos must see em Londres. Faz parte de um conjunto arquitectónico do Parlamento Britânico, mas ao contrário do que alguns pensam, não é o relógio do Parlamento! A torre do relógio tem cerca de 98 metros. O seu sino pesa cerca de 13 toneladas e com 3m de diâmetro, foi instalado em 1859 durante a gestão do Ministro Benjamin Hall. O nome, Big Ben, deve-se a este ministro (ministro de Obras Públicas), por ser um homem alto e corpulento e com o apelido de Big Ben.
O relógio trabalha coordenado com o Royal Greenwich Observatory e actualmente a torre está inclinada a cerca de 0,3graus para noroeste (o que significa que entre a base e o ponto mais alto da estrutura há um desvio de cerca de meio metro).
Metro: Wesminster

St. James’s Park
Adorei este parque! Localizado na cidade de Westminster e muito próximo da Westminster Abbey e do Big Ben, é considerado um dos mais bonitos parques de Londres e, também, o mais antigo dos parques Reais de Londres. Um dos seus lados é limitado pelo The Mall (*) e a norte situa-se o Palácio de St. James. Este parque fica próximo do Palácio de Buckingham.

Metro: St. James’s
Bus: 9, 11, 24, 94, 148, 211

(*) The Mall é a rua de Londres que vai do Palácio de Buckingham o Admiralty Arch, e  depois na Trafalgar Square. É fechado ao trânsito de automóveis durante os domingos e feriados, e em cerimónias.

Palácio de Buckingham
O Palácio tornou-se a residência oficial da monarquia britânica em 1837, com a ascensão da Rainha Vitória. E embora a Rainha Elizabeth prefira o Palácio de Windsor, sua residência oficial é o Palácio de Buckingham.
É possível visitar as salas sumptuosas, conhecer os estábulos reais e apreciar os tesouros da Colecção Real. (pode comprar bilhetes em Prices Palácio Buckingham)
Se vai a Londres e decide visitar o Palácio de Buchingham (mesmo que seja para o admirar só por fora), então aproveite para ver a Troca da Guarda (*)! Este é um dos momentos mais esperados por quem lá passa. Encontrará imensas pessoas em frente ao Palácio. Junte-se a elas!
Note que de Maio a Julho, a Troca da Guarda acontece todos os dias às 11h30 mas nos restantes meses, esta troca é feita em dias alternados (ver Horário Troca da Guarda)

Metro: Victoria, ST. James Park ou Green Park
Bus: 2, 8, 9, 10, 11, 14, 16, 19, 22, 24, 36, 38, 52, 73, 74, 82, 137, 137A, 185, 211, 239, 507, 511, C1, C10

(*) Troca da Guarda consiste na troca de turnos dos soldados que guardam a entrada do Palácio, que é acompanhado por uma banda de música e marchas militares.

Hyde Park
Este parque real de Londres é atravessado pelo Lago Sinuoso - The Serpentine (é um extenso lago artificial com patos e gansos. Aqui pode fazer alguns passeios de barco.) e é um dos maiores de Londres. Famoso pela sua Esquina de Orador, este parque tem cerca de 142 hectares de área verde. O verdadeiro pulmão de Londres!
Visite-o! :)
Mapa do parque: Hyde Park_English Map

Metro: Hyde Park Corner, Marble Arch e Lancaster Gate
Bus: 2, 6, 7, 10, 16, 23, 36, 73, 74, 94, 98, 148, 159, 274 (entre muitos, muitos outros)

Piccadilly Circus
Esta é a famosa praça dos painéis publicitários de néon (existem desde 1910) que todos reconhecem das revistas e dos filmes. Sendo umas das mais famosas praças de Londres, Piccadilly Circus é também a mais movimentada! Não fosse ela a ‘porta de entrada’ para assistir artistas de rua, inúmeros cinemas, restaurantes, teatros e museus que ali se encontram.
Sentados na escadaria do monumento central (estátua de Eros, Deus do Amor de acordo com a mitologia Grega, com uma espécie de anjo e é uma das primeiras estátuas feita apenas com alumínio) juntamente com mais umas dezenas de turistas e habitantes locais, apreciamos um grupo de Hip Hop que estava a fazer um espectáculo de rua.
Fica no bairro de Westminster e liga cinco importantes ruas turísticas, a Regent Street, a Piccadilly Road, a Shaftesbury Avenue, a Coventry Street e a Haymarket.
A praça tem este nome porque na altura em que foi construída tinha a forma de um círculo, mas com o tempo a construção dos edifícios foi perdendo essa forma (o nome manteve-se :) )
Um pouco mais a baixo encontra a Trafalgar Square.

Metro: Piccadilly Circus
Bus: 3, 6, 9, 12, 13, 14, 19, 22, 23, 38, 88, 94, 139, 159

Chinatown
Pessoalmente, gosto bastante desta zona! Fica em Soho (Westminster) e é uma verdadeira China em ponto pequeno. Aqui comemoram o ano novo chinês e outras festas tradicionais.
Se veio a esta zona, não saia sem visitar algumas das lojas de cultura oriental.

Metro: Leicester Square, Piccadilly Circus ou Covent Garden

Leicester Square
Famosa pela ante-estreia dos filmes, esta movimentada praça de Londres está localizada perto da Piccadilly Circus. Com os seus belos jardins e estátuas como a de William Shakespeare e Charlie Chaplin, esta praça é também conhecida por ter uma espécie de bilheteira (a Half Price Ticket Booth) onde pode adquirir bilhetes para teatro e musicais a óptimos preços (alguns dos bilhetes estão com 50% de desconto).

Metro: Leicester Square
Bus: 3, 6, 12, 13, 23, 24, 29, 88, 176

Curiosidade: os londrinos prenunciam o nome da praça como “Léster Scuér”.

Trafalgar Square
Esta praça, que era para ter o nome de "King William the Fourth's Square", em homenagem ao rei Guilherme IV, está localizada no centro de Londres é dos pontos must see mais visitados pelos turistas. Construída entre 1829 e 1841, em homenagem à vitória de Horácio Nelson na Batalha de Trafalgar, esta praça tem no seu centro uma coluna (a Coluna de Nelson) em homenagem e ele e quatros leões gigantes. Aqui encontra, também, a estátua de Charles I e as fontes (construídas em 1939).
Se está nesta praça, aproveite para tirar umas belas fotos e dar comida aos pombos. Se decidiu visitar na época natalícia, então encontra aqui a maior árvore de Natal de Londres (*) (que aqui é exibida todos os anos).
A norte da praça encontra a National Gallery.

Metro: Charing Cross; Embankment ou Leicester Square
Bus: 3, 6, 9, 12, 13, 15, 23, 88, 139, 159

(*) Curiosidade: a árvore de Natal é um presente de Oslo, capital da Noruega, como sinal de agradecimento pelo apoio que receberam dos ingleses durante a Segunda Guerra Mundial.

National Gallery
A National Gallery abriga a colecção britânica de pinturas da Europa Ocidental dos séculos XIII a XIX, e é um dos museus mais importantes da Europa e um dos mais conhecidos do Mundo.

Horário: aberto diariamente entre as 10h00 e as 18h00.
Entrada grátis.
Metro: Judiciary Square; Archives e Smithsonian
Bus: 3, 6, 9, 12, 13, 15, 23, 88, 139, 159

Nota: Se tiver tempo visite ainda a National Portrait Gallery, em frente à igreja Saint Martin-in-the-Fields, cuja entrada é também grátis e o horário das 10h00 às 18h00. Encerra às 21h00 todas as quintas e sextas-feiras.

St Paul's Cathedral
Esta catedral anglicana, sede do Bispo de Londres, fica localizada na City e tem uma óptima vista sobre a cidade a partir do seu topo.
Pode visita-la se assim o quiser (eu não o fiz uma vez que considero o preço do bilhete exagerado).

Horário: 2ª a Sábado, das 08h30 às 16h30; Domingo: não são permitidas visitas, apenas celebração da missa.
Preço: £ 14,50€/pessoa (preços especiais para crianças £5 e seniores £13,50)

Mapa de Ajuda:

Metro St Paul’s
Bus: 4, 8, 11, 15, 17, 22B, 23, 25, 26, 56, 76, 172, 501, 521

De St. Paul's atravessem a Millenium Bridge (*) e visitem o Tate Modern (gostei imenso deste museu de arte moderna. A entrada é gratuita e tem sempre exposições bastante interessantes.)
Aproveite, igualmente, para visitar o navio de guerra HMS Belfast (é um navio-museu da Marinha Real Britânica ancorado no rio Tamisa), o Shakespeare’s Globe (este teatro inglês construído em 1599, foi destruído por um incêndio em 1613 sendo reconstruído em 1614 e fechado em 1642. Em 1997, o teatro foi reinaugurado com uma moderna construção. Alguns dos meus colegas foram ver uma peça ao teatro e adoraram. Por fora, garanto que é lindíssimo!)
Visite os Jubilee Gardens (Jardins do Jubileu) e claro, a famosa London Eye também conhecida como Millennium Wheel (esta roda gigante foi construída para a celebração do milénio em 2000 e onde se consegue um excelente panorama da cidade MAS não vale a experiencia pelo preço que tem que pagar!!)

(*) A Millennium Bridge é uma ponte suspensa, pedonal e fabricada em aço inaugurada em 2000 e que cruza o Rio Tamisa, unindo a zona de Bankside com a City. Foi a primeira a ser construída desde que foi feita a Tower Bridge em 1894.

Tower Bridge
A Tower Bridge foi inaugurada em 1894 e é um must see da cidade de Londres por ser considerada uma das pontes mais famosas do Mundo. É possível subir a uma das suas torres e visitar uma exposição que existe no último andar. Daqui é possível ter uma vista sobre a cidade. Fica localizada ao lado da Torre de Londres.

Metro: Tower Hill
Bus: 15, 42, 78, 100, D1

Esta é a vista que tem da ponte:

Tower of London
A Tower of London é uma fortaleza de 7 hectares situada à beira do Rio Tamisa em Londres e habitada no seu topo por um grupo de corvos (*). Já foi prisão, já foi o arsenal da cidade, já foi o guarda jóias da coroa e foi também a Real Casa da Moeda. A White Tower (construída em 1078) é o ex-libris de todo o complexo. Mas também encontram a The Bloody Tower, a Capela de São João Evangelista, a Tower Green e a Porta dos Traidores (porta de carvalho e ferro).

Metro:  Metro: Tower Hill
Bus: 15, 42, 78, 100, D1

(*) Diz a lenda que quando os corvos abandonarem a Tower of London, cairá todo o complexo assim como a monarquia e todo o Reino.

Camden Town
Adorei!! Têm mesmo que ir! É um das minhas zonas preferidas!
Aqui encontra o excêntrico e o colorido na essência do seu significado! Camden Town é uma zona alternativa onde encontrará retros, punks, rastafarians, hippies, punks, góticos, lolitas e liberais.
Aqui está situado um canal calmo que deve aproveitar para se sentar às suas margens e descansar um pouco. Mesmo ali encontrará o Camden Lock Market (existe desde 1975). Este mercado é original e imperdível! (abre ás 10h)
Visite o mercado com tempo e navegue por entre as lojinhas de roupas e acessórios. Parta mesmo à descoberta em pequenas ruelas… o seu estilo alternativo e futurista atrai milhares de turistas e locais e eu percebo bem a razão. Uma vez mais… imperdível!

Metro: Camden Town
Bus: 24, 27, 29, 31, 46, 88, 134, 168, 214, 253, 274, C2

Nota: Ao saírem da estação de metro, virem para a vossa direita e a partir daí estão na zona principal de Camden Town.

Mais alguns Museus gratuitos e mesmo ao lado uns dos outros (perto do Hyde Park) :) …

Natural History Museum
Adorei!! Adorei!! Adorei!! Fui visita-lo dois dias seguidos!
Fundado em 1881 e localizado no bairro de South Kensington, este museu comporta cinco categorias da história natural: Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia. Tem também um jardim de vida saudável, que inclui várias espécies nativas de fauna e flora.
Uma das exclusividades é a exposição permanente de esqueletos de dinossauros!
Por favor, percam algum tempo para visitar este museu. Garanto que vale mesmo a pena!

Horário: 2ª a Domingo, das 10h00 às 17h30. Encerra nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro.

Science Museum
Tive a oportunidade de visitar este museu. É engraçado mas façam a visita apenas se ainda tiverem tempo disponível.
Foi fundado em 1857 e tem uma excelente colecção, nomeadamente:
- A Puffing Billy (a mais antiga locomotiva a vapor);
- O Foguete de Stephenson (Stephenson’s Rocket);
- O primeiro motor a jacto;
- Uma reconstrução do modelo de ADN de Francis Crick e James Watson;
- O primeiro protótipo do Relógio dos Dez Mil Anos; e a
- Documentação da primeira máquina de escrever.

Há, também, um cinema IMAX 3D (preços – 8£ adultos, 6.25£ crianças) que apresenta documentários sobre ciência e natureza.

Horário: 2ª a Domingo, das 10h00 às 18h00. Encerra nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro.

Victoria and Albert Museum
Museu ligado à arte, decoração e design. Sendo, inclusive, considerado o maior museu de design do mundo! Lá encontrará desde pinturas e fotografias a jóias, roupas e acessórios de moda.
Vá apenas se é um apaixonado pela área.

Bus: 14, 49, 70, 74, 345, C1

Só se tiver mesmo muito tempo…

Convent Garden
Altamente movimentado e famoso pelos artistas de rua que por lá exibem os seus dotes, o Convent Garden é também famoso pelo seu mercado e as lojinhas que o compõem.
Aqui encontra uma tarefa difícil mas que no final valerá a pena… que é descobrir um lugar chamado Neal’s Yard. É uma espécie de beco colorido situado no centro de Convent Garden. Boa sorte!

Metro: Covent Garden
Bus: 6, 11, 13, 23, 87

Notting Hill
Famosa pelos filmes e pelo ser ar vintage, anos 60 e 70, lojas de discos antigos, lojas de antiguidades, etc., Notting Hill é ideal para relaxar. Aqui encontra, também, as famosas casas coloridas em tons de pastéis.

Greenwich
É o local onde estava o barco Cutty Sark que, no início do ano 2007 foi incendiado e que está a ser reconstruído.
Aqui encontram a "Queen's House" e o museu nacional marítimo. É por lá que passa o Meridiano de Greenwich. Os jardins junto ao observatório são enormes. Deve ser visitado com bom tempo.

Canary Wharf
Fica localizada oposto a Greenwich no lado norte do rio, é a zona onde fica o edifício mais alto do Reino Unido. Esta é uma zona de negócios, muito recente, que tem uma arquitectura muito moderna.

OUTROS MUST DO
MadameTussaud's
Este museu com estátuas em cera de figuras famosas do mundo artístico e do desporto, assim como figuras famosas mundialmente conhecidas ligadas à política, tem também o "Spirit of London" que o leva numa viagem no táxi do tempo, através da fascinante história da capital.
É interessante tirar umas fotos com estas figuras para mostrar aos amigos, no entanto o preço não é nada convidativo! :)

Bilhete Adulto £28,80 (se comprar online fica por £20,16)
Bilhete Criança £24,60 (se comprar online fica por £17,22)

Se optar por comprar um bilhete que dê acesso a este museu e ao London Eye (não aconselho), o bilhete adulto custa £43,20 (se comprar online fica por £37,92) e o bilhete de criança fica por £31,20 (se comprar online fica por £27,36). No caso de comprar este tipo de bilhete, primeiro deve visitar o museu e só depois o London Eye uma vez que é no museu que entregam um ticket para apresentar na bilheteira do London Eye.
    Eu estive lá! Tirei umas fotos e diverti-me. No entanto considero o preço do bilhete exorbitante para a visita. Mas pelo menos passei pela experiência… e uma vez parece-me suficiente ;)

Morada: Marylebone Road, London, NW1 5LR
    Horário: 2ª a Domingo, das 09h30 às 17h30; Encerra dia 25/Dezembro.
    Metro: Backer Street
    Bus: 2, 13, 18, 27, 30, 74, 82, 113, 139, 159, 274

Mapa de ajuda:

Ver um Musical / Peça Teatro
    Sim! Sim! Sim!
    Se tem tempo e algum dinheiro disponível, vá assistir a uma peça de teatro ou a um musical!
    Quando lá estive, não tive oportunidade de o fazer mas será a minha prioridade agora em Dezembro!
    Assistir a um musical ou a uma peça de teatro é algo mítico a fazer-se em Londres!
    Pode comprar os bilhetes na bilheteira que mencionei, em Leicester Square ou então faça uma pesquisa no Google e certamente encontrará muitos sites onde pode fazer a compra (ex: Tickets - London)

Deitar-se nos Jardins Londrinos
    Quando está bom tempo e o sol começa a espreitar, os londrinos aproveitam os seus maravilhosos jardins para descansar, fazer um piquenique ou apenas estar com a família a fazer algumas actividades.
    Se está bom tempo, aproveite para descansar também. Deite-se um pouco e respire o ambiente e a cultura que por lá corre!

Camden Town
    Por favor, não venha embora de Londres sem visitar Camden Town.
    Este é o meu último apelo :)

Restaurante do Chef Gordon Ramsay
    O Chef Gordon Ramsay é um reconhecido chefe de cozinha com várias estrelas Michelin. Muitos poderão reconhecer da televisão, nomeadamente do programa Hell’s Kitchen e Kitchen Nightmares.
    Se tiver dinheiro (é caro!!...) vá a um dos seus restaurantes e viva uma experiencia culinária!

Perto de Camden Town: York and Albany (ementa)
    Perto do Hyde Park: Maze Grill (ementa)

SAIR À NOITE
    Quando estivemos em Londres, apercebemos-nos que eles têm uma cultura bastante diferente da portuguesa relativamente a ‘ir beber um copo’. Às 18h00 já os bares estão cheios de londrinos!
    Têm o hábito de saírem do trabalho e mesmo antes de irem para casa jantar, param num bar para beber uma cervejinha fresquinha em tempos quentes. Aperceber-se-á disso quando lá estiver.
    Alinhe! :) Não há nada como viver a vida da cidade onde estamos mesmo que por um período curto de visita.
    A maior parte dos bares/pubs fecham às 00h00 (alguns, pouco, fecham às 02h00). Tivemos imensa dificuldade quanto a sair à noite e acabávamos no bar do hostel em que a musica e a pista de dança fica a bombar até às 02h00/03h00 ou então em Camden Town onde alguns bares fechavam mais tarde.

Na altura fizemos uma pesquisa e aqui ficam 2 sítios que mereceu críticas positivas:

Jazz Café (bar)
    Localização: 5 Parkway, NW1
    Metro: Leicester Square

Dogstar (bar com pista de dança)
    Localização: 389 Coldharbour Lane, SW9

No entanto, aconselho sempre ir à descoberta ou aproveitar as party’s diárias que o hostel tem para oferecer (no caso de ficar instalado num).

ONDE COMER
    Confesso: não fomos a um único restaurante! É tudo exageradamente caro p/o nosso bolso! Comíamos no hostel comida que comprávamos no supermercado ou então nos mercados que vão encontrando por Londres (que tem comida apetitosa!).
    Mas como não poderia de ser, ficam aqui três recomendações de restaurantes que têm boas críticas:

Shakespeare's Tavern (Pub)
    Localização: 99 Buckingham Palace Road, Victoria, London, SW1W 0RP
    Metro: Victoria
    Tem óptimos pratos de peixes & microplaquetas frescos.

The Albert (Pub)
    Localização: 52 Victoria Street, Victoria, London, SW1H 0NP
    Metro: Victoria
    Reconstruído em 1865, o restaurante tem variedades de carne, peru, carne de porco e peixe.

Hard Rock Café (Restaurante/ Bar/ Loja)
    Localização: 150 Old Park Lane, London, W1Y 3LN
    Metro: Park Lane
    Restaurante americano com serviço rápido e amigável, abriga também a maior coleção do mundo de memórias do Rock'n Roll.

Acrescento ainda mais umas sugestões de outros turistas em Londres e que são super interessantes!

"Prezzo"

Valorizado pela qualidade e variedade de comida servida, a cadeia de Restaurantes "PREZZO" representa muito bem a cozinha Italiana em Londres e por todo o Reino Unido.

Reúne um ambiente acolhedor e relaxante, juntamente com um óptimo serviço.
    Se está de visita a Londres aconselhamos pelo menos uma refeição, especialmente à noite, neste agradável espaço, onde terá oportunidade de degustar magníficas pizzas e pastas.

"Ed's"
    Este restaurante retro americano de estilo totalmente informal destaca-se não só pela qualidade dos seus hambúrgueres, mas também porque transborda o tão conhecido espírito dos originais clássicos norte-americanos, repleto de símbolos emblemáticos de um período inesquecível na história, os anos 50.
    Uma época caracterizada por uma sensação de boa disposição e optimismo que influenciou a música, o design e a cultura de uma época única.

"Pret A Manger"
    Se quer gastar mesmo muito pouco dinheiro e despender o mínimo de tempo possível poderá optar pela cadeia de fast food Britânica "Pret A Manger" onde encontra uma vasta selecção de sandes, baguetes, tostas, saladas, sushi, sopas, etc.
    Se o seu Hotel também não tem pequeno-almoço incluído o "Pret A Manger" serve, talvez, os melhores croissants de chocolate em Londres, óptimos para começar bem o dia.

"Café Rouge"
    Em relação a este espaço, queremos destacar as entradas, sempre deliciosas.
    Por isso, quer vá sozinho ou acompanhado, dê preferência a estas ao invés de uma sobremesa. Não se arrependerá!
    Para beber, acompanhe com uma sidra bem gelada, ou um bom vinho pois a lista é extensa.
    Nesta cadeia de restaurantes, onde se serve comida durante todo o dia, come-se ao estilo da cozinha Francesa.
    Os pratos são todos de fazer crescer água na boca, destacando-se a forma como confeccionam as carnes frescas e a charcutaria. O facto de esta cadeia ter o cuidado de servir sempre legumes e frutas frescas influencia bastante a ementa, que por sinal tem sempre algo de novo pelo menos 2 vezes por semana.
    Recomendamos este espaço, em especial, aos amantes de peixe, uma vez que tanto o sabor como a apresentação dos mesmos não passa despercebida.

TIPS
    Exchange Money
    Ainda em Portugal, vá ao seu banco e troque alguns Euros por Libras Esterlinas. Convém ir preparado com algum dinheiro para Londres de forma a não estar preocupado nas primeiras horas que lá está.

Mapa
    Quando chegar ao aeroporto ou a uma estação de metro, peça um mapa de rotas de Metro e Bus. Ser-lhe-á muito útil!
    Consegue ter uma visão geral de onde está, o que quer ver e como ir.

Oyster Card
    É um cartão de viagens recarregável que pode ser usado nos transportes públicos em Londres (muito idêntico ao Andante do Metro que existe no Porto, por ex.) e compra-se em qualquer estação. Compra e carrega o Oyster de acordo com o número de dias que vai estar em Londres.
    Relembre-se do seguinte: existe situações em que à saída deve passar o cartão na máquina! Segue uma ajuda :)

Bus e Eléctrico
    Passe o cartão Oyster no leitor de cartões amarelo quando entrar no Bus ou no eléctrico. Não passe o cartão à saída.
    Metro
    Passe o cartão Oyster no leitor de cartões amarelo quando entrar e quando sair do Metro. Caso não o faça, o segurança ‘obriga-lhe’ a pagar uma tarifa que vai até £7,40 para além de uma multa (desconheço o preço da multa).
    Se precisar mudar de metro, então passe o cartão Oyster no inicio da viajem num leitor de cartões amarelos e depois ao mudar de metro, passe o cartão Oyster num leitor de cartões cor-de-rosa (caso exista) mas nunca num leitor com cor amarela! Só deve passar novamente no leitor amarelo quando terminar a sua viajem e não pretender trocar mais de metro.

Alugar carro NÃO!
    Que não lhe passe pela cabeça alugar um carro em Londres porque NÃO precisa!
    Para além de conduzirem na faixa contrária à que estamos habituados (o que pode dificultar-lhe um pouco a vida…), Londres tem metro e bus por todo o lado! Tem ainda o eléctrico, comboio, e táxis. Poupe dinheiro :)

Comprar Souvenirs
    Eu tenho dois locais de eleição para comprar souvenirs… um deles é na rua principal em Camden Town. Tem souvenirs bastante engraçados e com preço mais acessível quando comparado às lojinhas mesmo em pleno centro de Londres.
    Outra lojinha fica em Piccadilly Circus e chama-se “Cool Britannia”. Gosto dela principalmente pela variedade na escolha. Aqui os preços são para todas as carteiras…

Transfer Aeroporto - London
    Quando lá estive comprei o bilhete quando cheguei ao aeroporto e verifiquei que ficou mais caro do que comprar online. Não cometam o mesmo erro que eu e optem por comprar via online com alguma antecedência.
    Podem pesquisar em (por ordem de preferência):

Como em Londres há vários aeroportos, aqui fica um resumo dos transfers que pode usar para além do BUS a partir dos aeroportos principais:

London Heathrow Airport - Centro Londres
    Antes de mais, é importante saberem que caso saiam nos terminais 4 ou 5 e queiram ir para os restantes terminais, pode apanhar um transfer gratuito no próprio aeroporto.
    Metro: £3,80 (ida)
    Bus: A maior parte deles partem da “Central Coach Station” no aeroporto de Heathrow perto dos terminais 1, 2 e 3; a National Express ou Eurolines tem autocarros a partir da saída dos terminais 4 ou 5. A viagem demora cerca de 1h.
    Comboio: O Heathrow Express é um comboio rápido (duração da viagem é 15min) que faz a ligação directa de Heathrow à estacão de Paddington na zona centro/oeste de Londres. Pode ainda utilizar o Heathrow Connect que é mais barato por parar em algumas estacões entre Heathrow e Paddington (duração da viagem é 25min).

London Gatwick Airport - Centro Londres
    Bus: Podem optar pela National Express, Eurolines ou Easybys.
    Comboio: Pode apanhar um dos comboios da companhia Southern que pára em várias estações até chegar a Victoria Station ou London Bridge Station. Duração: cerca de 40min; ou apanhar o comboio Gatwick Express que demora 30 minutos a fazer o percurso Gatwick-Victoria Station sem paragens pelo meio.

London Stanstead Airport - Centro Londres
    Bus: Pode apanhar um Bus da Terravision (é a minha operadora preferida embora já tenha viajado na Easybus e o percurso demora cerca de 55min a chegar a Liverpool Street), National Express (o percurso até Victoria Station demora cerca de 1h40), Eurolines ou Easybus (duração da viagem até Victoria é de 1h30)
    Comboio: Podem apanhar o comboio Stansted Express que vos leva até à estação de Liverpool Street no centro de Londres. O comboio parte a partir do aeroporto de Stansted aos minutos 00, 15, 30 e 45 após cada hora e apenas pára em Tottenham Hale, antes de chegar ao seu destino final de Liverpool Street. Duração: 46 minutos.

Nota: No caso de Bus ou Comboio, o bilhete fica mais barato se comprar online! Pode poupar £5 em cada bilhete! Para além disso, se viajar pela Ryanair, pode adquirir os bilhetes a bordo por um preço mais reduzido MAS nem em todas as viagens os bilhetes estão disponíveis...!
    Optei, propositadamente, não referir os preços dos bilhetes dos transportes uma vez que vão alterando. Quando fiz a primeira pesquisa os bilhetes em geral estavam mais baratos que actualmente. Aconselho-o a pesquisar no site de cada operadora que mencionei, comprar e fazer a reserva.

AS CONTAS
    Penso que será a primeira e última vez que não vou apresentar as contas detalhadamente, isto porque simplesmente não o consigo fazer :)
    Sei que no caso do voo paguei ~57€ e hostel ficou por 50€/1pessoa/2noites. Depois, troquei 100€ em Libras Esterlinas para as restantes despesas em Londres e ainda sobrou £5 :) Para além disso, paguei £24 pelo BUS ida e volta do Aeroporto para o centro de Londres.
    O TOTAL desta viagem ficou-me por +/- 240€. Parece-me um valor razoável.
    Lembrem-se que em Londres tudo é bastante caro principalmente as refeições. Das melhores coisas que Londres tem são os diversos museus gratuitos que permite um bom turismo e espalhar cultura.
    Em Dezembro espero gastar um pouco mais uma vez que vou assistir a um Musical / Peça de Teatro... aqui os bilhetes podem variar um pouco dependendo da peça e do local onde se senta mas a média é entre £45 e £80 por pessoa! Mas se o poder fazer, faça!

Precisa de Ajuda?
    Quer saber onde estão localizados os must see que eu referi?
    Consulte o nosso mapa!

HAVE A NICE TRIP THRIFTY!